quinta-feira, 15 de abril de 2010

Educação Inclusiva na Educação Infantil.







Diante do contexto de inclusão educacional que se apresenta na Rede Municipal de Educação de São Miguel do Guamá, a coordenação pedagógica da Educação Especial, vem estabelecendo vinculo com a Unidade de Educação Infantil afim de promover ações que garantam a inserção das crianças com deficiência nesses espaços, bem como a estimulação adequada das mesmas, visando o desenvolvimento de suas potencialidades e o avanço no processo de aprendizagem.

Ações desenvolvidas.

» Assessoramento;

» Atendimento;

» Formação continuada.
Atividades:
» Intercâmbio com a coordenação das Unidades de Educação Infantil;
» Contato com a demanda enviada pelas Unidades de Educação Infantil – UMEI’s;
» Avaliação da demanda constatada;
» Interação com a família;
» Orientação com os professores;
» Elaboração do plano individual de intervenção;
» Realização do atendimento psicopedagógico individual;
» Encaminhamento e contato com os demais profissionais que realizam atendimento clínico especializado a essas crianças;
» Formação para os professores das crianças com deficiência.
Envolvidos
» Crianças das UMEI’s;
» Coordenação pedagógica e professores das UMEI’s;
» Famílias;
» Professores do atendimento educacional especializado (AEE).

Avanços / Resultados Alcançados.
» Funcionários dos espaços educacionais mais sensibilizados em relação às crianças com deficiência;
» Compreensão das famílias em relação ao processo de inclusão;
» Famílias mais esclarecidas e confiantes;
» Colaboração na construção de gerações com menos preconceitos em relação às pessoas com deficiências;
» Atendimento nas UMEI’s de forma progressiva, uma vez que estas não eram antes contempladas;
» Crianças interagindo com seus pares, proporcionando troca de saberes;
» Desenvolvimento integral da criança;

Psi-Pedag. Maria do Socorro Farias de Souza
Professora do Atendimento de Educação Especializada.
SEMED/PA











































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário